Por Nicolly Andrade
Vale tudo para viver uma grande paixão?
A paixão avassaladora desequilibra qualquer pessoa e vira uma obsessão. Movidos por ela podemos tomar atitudes que mais tarde nos levem ao arrependimento, porque ficamos surdos à razão e à verdade.
Pequenas brigas podem ser consideradas como tempero para o relacionamento?
As “pequenas brigas” provenientes das “pequenas divergências de opiniões”, existem por sermos individualidades, isto é, cada um com personalidade, características espirituais e físicas diferentes. As divergências sempre irão existir e se bem administradas até ajudam no desenvolvimento de cada ser e no fortalecimento do relacionamento desde que com amor e respeito.
Ciúme tem a ver com sentimento de posse?Qual a diferença entre ciúme e sentimento de posse? Uma pessoa possessiva também é ou pode ser considerada ciumenta?
Ciúme = medo de perder (insegurança) o que se considera ter (sentimento de posse).
O ciúme envolve em posse qualquer ser ou objeto. Valoriza tudo de tal forma que a vítima do ciúme assume uma importância alucinada na vida do ciumento, podendo levar a patologias profundas de alienação.
Há correção para uma pessoa com perfil de ciumento?
Como o ciúme retrata a falta de amor próprio, onde se evidencia a autodesvalorização por não acreditar em si mesmo, o remédio é aprender e exercitar confiar no seu poder pessoal, autovalorizar-se e amar-se. E isto é bíblico, o Mestre dos mestres (Jesus) já dizia “Ame o próximo como a ti mesmo”. Isto quer dizer que devemos primeiro aprender a nos amar e depois amar o próximo como nos amamos. Se não aprendermos a fazer isso vamos ficar eternamente pensando que dependemos do amor do outro para viver, porque achamos que é o outro que nos fará feliz, é o outro que irá nos preencher e até mesmo concluir que sem o outro morreremos. Porque esquecemos, ou não aprendemos que nós é que nos preenchemos, que o poder está em nossas mãos, e hoje só está nas mãos do outro porque ali colocamos.
Há que ponto o ciúme é um sentimento natural e quando é considerado doentio?
As vezes confundimos ciume com cuidado. Quando gostamos de alguém ou de algo buscamos sempre preservar da melhor maneira possível, mas não cerceamos a sua vontade, isto é cuidado, natural e é saudável.
O ciúme é sempre um desequilíbrio da nossa estima, porque julgamos sempre o outro mais e nos colocamos como menos. Por isso vamos preenchendo a nossa mente com suspeitas doentias, acabando por um prejudicar o outro e desestabilizar a relação.
O que é um autismo afetivo?
Diz-se da pessoa que sofre de uma inabilidade inata de se relacionar emocionalmente com outras pessoas.
Dra. Vera o ditado "ninguém é de ninguém" é um fato?
Sim, “Ninguém é de ninguém” é um fato, quem pensar o contrário é porque imagina que é amor, o que na verdade é possessividade. Todo sentimento é abstrato e uma questão de conquista e não de posse.
Todos os sentimentos entre eles o amor, o afeto, a consideração não se compra, não se obriga... Está dentro de cada um.
Se uma pessoa tem amor por outra, o amor é de quem sente porque está dentro dela. O sentimento pode ser pela outra pessoa, mas não pertence a outra pessoa.
Como ter posse de alguém, se o próprio filho que nasceu das entranhas da mãe não pertence a ela? Como ter posse do pensamento ou do sentimento de alguém? O que vale no final?
O sentimento de posse tira a liberdade de ação do outro? É conseqüência de uma insegurança?
O ciumento se transforma em algoz do outro, pois se alimenta de suspeitas imaginárias e infelizes, podendo transformar-se em um agressor físico e moral e levar a vitima a loucura. Mas é bom salientar que ninguém dita as normas para a vida de alguém ou tira sua liberdade de ação sem que este permita. Se isto acontece é porque os dois são inseguros e falta amor próprio de ambos os lados.
Complicadas relações entre amor, ciúme e posse pode afetar também amizades e mesmo relações familiares? É comum que amigos entrem em conflito quando o outro começa a namorar?
Sim, vemos isso todos os dias. Também podemos perceber nas amizades o ciúme se manifestando e destruindo relações antigas. Tudo por causa do ego enciumado.
A simples desconfiança de estar doando mais do que recebe, de imaginar a possibilidade de perder o que julga possuir, por se sentir inseguro dos próprios valores, transforma o individuo em terrível algoz daqueles que fazem parte do seu relacionamento. Deus fez o homem para viver em sociedade é no inter-relacionamento que aprendemos a lidar com as diferenças e progredimos.
Apenas uma consideração, o ciúme, ou seja, este sentimento de posse doentio não pode ser considerado amor, pode ser egoísmo, egocentrismo, obsessão... tudo menos amor. O amor é um sentimento do bem, então nos faz bem.
A amizade sem sexo entre um casal pode ser vista como uma forma leve de namoro?
Se for assim todas as pessoas que tem amizade com o sexo oposto “tem um leve namoro”, penso que não faz muito sentido.
O sentimento de posse pode se tornar mais evidente no final do relacionamento?
A boca fala o que está cheio o coração. Chega o momento em que a verdade interior acaba por aparecer. Alguns casais passam a se conhecer melhor na fase final do relacionamento, quando um não quer mais continuar e o outro não quer perder, quer preservar o relacionamento. Então as características da personalidade de ambos começam a emergir, como a de possessão resultando até em morte como temos visto em manchetes.
Uma coisa é o término formal e outra o término do amor. Isso requer tempo e o luto tem de ser feito, qual a orientação para as pessoas que estão passando por esse estágio de final de relacionamento?
Tire de dentro de voce o mais rápido possível os ressentimentos que ficaram, eles só servem para te fazer infeliz, doente, de mau humor. È um veneno mortal para a alma. Não endureça seu coração, nem se feche para o mundo. Tome as rédeas da sua vida, siga caminhos de prosperidade. Remova essa cicatriz emocional restaurando sua auto-imagem.
Ame-se, construa uma auto-imagem positiva de você. Nenhum sucesso ou felicidade será construído enquanto não adquirir um grau de auto aceitação. Trate-se com compreensão tolerando suas imperfeições, não há ninguém que seja perfeito, quem assim se julga está enganando a si mesmo.
Não se culpe, culpa não educa, não nos eleva, deixa-nos parados, sem ação, só remoendo o passado que não voltará. Numa separação ambas as partes tem responsabilidades sobre os acertos e erros. Aprenda com os erros e bola para frente. Afinal, quem nunca errou?
Não se coloque como vítima isto só fará de você uma pessoa derrotada. Cresça com a situação e caminhe, trace objetivos que te engrandeça, distraia-se...Ajude a Vida a te ajudar.
Considerações finais, dicas de livro ou filme e seus contatos
Vou encerrar com uma crônica que me enviaram e achei bastante interessante.
OUTRA METADE
Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos.
Não contaram pra nós que amor não é acionado nem chega com hora marcada.
Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade.
Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável.
Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada 'dois em um', duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era o que funcionava.
Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável.
Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.
Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto.
Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto.
Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade.
Não nos contaram que estas fórmulas dão errado,frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas.
Ah, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo prá gente.
Cada um vai ter que descobrir sozinho.
E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém."
Crônica de Marta Medeiros - jornalista.
Vera Assumpção
Site: www.verapsicanalista.com.br
"Não desanime nunca! O céu está inteiro para você. Em alguns momentos anoitece, mas o amanhecer nos traz sempre nova vitalidade." (Livro:"Rompendo Barreiras")
"Não desanime nunca! O céu está inteiro para você. Em alguns momentos anoitece, mas o amanhecer nos traz sempre nova vitalidade." (Livro:"Rompendo Barreiras")
Nenhum comentário:
Postar um comentário