Escolhas erradas

Entrevista com a Psicanalista  Dra. Vera Assumpção.

Algumas mulheres têm pavor da solidão e preferem quantidade a qualidade, ou seja, ficam com qualquer um, como se explica esse perfil de mulher? Há casos que algumas até se sujeitam a humilhação para não ficar só. Qual o problema de ficar sozinha?




Outro perfil é a mulher que pensa que vai mudar o sujeito, mas  esquecem que ninguém muda outra pessoa, os indivíduos são e isso é notório a primeira vista.



Por: Nicolly Andrade


Nicolly:  Horrível esta frase, mas  já ouvi dizer  que o homem não nasce cafajeste, que a mulher que o torna assim... Seria uma questão de a mulher se valorizar mais?

Dra. Vera:  Dizem também que “somos fruto do meio em que vivemos”, mas ninguém se torna aquilo que não tem tendência para ser. É sempre mais fácil culpar os outros pelas nossas falhas. Temos vários exemplos de pessoas que tinham tudo para darem certo, em função do meio que viviam  e tornaram-se marginais, outros que tinham tudo para tornarem-se marginais e tornaram-se pessoas de bem.

Nicolly: Por que há mulheres que só escolhem os homens considerados errados?

Dra.Vera: São vários os fatores e todos voltados para a baixa auto-estima.

Nicolly: Por que algumas mulheres entram em uma relação problemática após outra?

Dra.Vera: Porque atraímos “aquilo” que entramos em sintonia, e se sintonizamos é porque somos afins. Assim funciona a lei da atração, ou seja, semelhante atrai semelhante.
Se a pessoa não entender que são suas crenças, valores, atitudes que a levam a atrair esse tipo de relação e não buscar fazer a sua transformação interior que resultará na mudança de seus padrões de pensamentos e postura perante a vida, passará a eternidade atraindo este tipo de relacionamento e sem entender porque isso acontece acaba por culpar o outro.


Nicolly: Esse padrão começa na infância? Existe um perfil típico dessas mulheres?

Dra. Vera: Pode começar ou não na infância, pode ser na adolescência, ou na juventude, ou mesmo na fase adulta. A forma que se aprendeu a lidar com as adversidades da vida contam muito para instalar ou não padrões desta natureza.
Geralmente são pessoas carentes de afeto, que precisam aprender a se  valorizar, que necessitam sempre de uma muleta para se apoiar emocionalmente, ...

Nicolly:  Algumas mulheres só conseguem arrumar homens comprometidos?E por que outras só conseguem arrumar homens mais dependentes, como desempregados ou imaturos, por exemplo?

Dra. Vera: Aqui também cabe as respostas anteriores, mas tem outro aspecto que soma-se a estes que é o medo de ficar sozinha. Passamos a maior parte de nossa vida com um estranho que somos nós mesmos. Se buscássemos nos conhecer melhor iríamos enxergar a jóia que é a nossa alma, a luz que resplandece da nossa beleza interior, nos trataríamos com amor e jamais sentiríamos medo de ficar a sós, porque jamais nos sentiríamos sozinhos estando conosco mesmos.

Para isso precisamos melhorar nossa auto-estima, buscar conhecer a nós mesmos sem medo, nos tratar com afeto, respeito e dignidade. Saber que somos seres em evolução que podemos errar sem ficar nos culpando, pois é assim que aprendemos. Só assim não nos uniríamos a alguém só para não ficar sozinha ou por carência evitando atrair parceiro nesta sintonia.


Nicolly: Que dicas você sugere para ajudar quem deseja mudar esses modelos de comportamento?

Dra. Vera: È bom lembrar que muitas vezes queremos que o outro mude o comportamento, a forma de ser para que sejamos felizes, então nunca seremos, pois o nosso objetivo tem que estar pautado em nós e não no outro. Aqui cabe diminuir um pouco nosso orgulho e aumentar nossa humildade.

Ninguém faz ninguém feliz, nós é que nos fazemos felizes ou infelizes. Se fosse assim 99% da  população seria feliz, porque o tanto que as nossas mães fizeram para que fôssemos felizes e no entanto ...

Tudo começa e termina em nós, mudamos por dentro e tudo fora muda. Porque passamos a atrair em função dos novos valores, crenças e atitudes.

Ame-se – Valorize-se – Acredite em si – Tenha fé na Vida

Considerações finais e dicas de livros

Dra. Vera: "Aprendendo a gostar de si mesmo - autora: Louise Hay".
 E vamos fazer as duas coisas ao mesmo tempo farei as considerações finais extraída do livro “Rompendo Barreira” de minha autoria.

“Olhar a vida por diversas lentes é privilégio de poucos que têm essa sabedoria. Você pode ser um deles, desde que esteja disposto a rever suas crenças, seus valores, suas atitudes, o que tem pregado como moral e bons costumes.

Mas a sabedoria está não só em rever seus velhos conceitos e hábitos, mas em incorporar os novos e edificantes, substituindo-os por aqueles que não lhe fazem bem.

Se você tem dificuldades em elaborar em si mesmo essas renovações, procure ajuda. Às vezes em um livro, em um curso, em novas amizades, em terapias ou até mesmo fique sozinho com você para aprender a se sentir.
Faça qualquer coisa, mas caminhe. Não existe caminho certo ou errado, mas aquele que você precisa passar para sua evolução naquele momento.

Não desanime nunca! O céu está inteiro para você. Em alguns momentos anoitece, mas o amanhecer nos traz sempre nova vitalidade.

Para isso, acredite em você, assim estará valorizando sua alma e deixando seu coração fluir. Acredite na Vida, em Deus, no Universo, que é abundante em tudo, e ele se encarregará de favorecer suas realizações.

Não se deixe enganar por falsos sonhos, que são ilusões que criamos dentro de nós. Mas esteja aberto para “o invisível” que se mostra a cada momento dentro e fora de você.

Enfim, seja feliz! Para que essa energia de felicidade contagie a todos.”


Contato de: Vera Assumpção

Site:  www.verapsicanalista.com.br
"Não desanime nunca! O céu está inteiro para você. Em alguns momentos anoitece, mas o amanhecer nos traz sempre nova vitalidade." (Livro:"Rompendo Barreiras")
                       www.rompendobarreira.blogspot.com     



"Formada em Ciências Econômicas e Pós Graduada em Administração Contábil e Financeira.
Iniciou a sua experiência profissional em Organizações, onde assumiu  funções  de liderança como a supervisão dos setores de Contabilidade , PCO- Planejamento e Controle Orçamentário bem como a  gerencia  das áreas de Operações e de Gestão Comercial.  Implantou e coordenou com sucesso processos de mudanças operacionais, de produção, tecnológicas e Programas de Qualidade.
Nos Programas de Qualidade  desenvolveu e implantou projetos como Grupos de Melhorias.  Ministrou treinamentos visando a motivação e  o envolvimento dos funcionários em promover melhorias e aceitar mudanças.
Nesta trajetória estabeleceu contato com todos os níveis hierárquicos  passando a identificar na prática os fatores que influenciam na produtividade e no cumprimento  de objetivos e metas estabelecidos em estratégias e que estão diretamente ligados às atitudes e comportamentos humanos.
Nasceu destas vivências a necessidade e a  vontade de especializar-se nas áreas terapêutica e comportamental para melhor contribuir com as pessoas e com os processos.
Assim buscou a formação em Psicanálise e Neurolinguistica, além de cursos de aprimoramento  como Master Avatar-Star’Edge,Inc .(EUA)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Host | lasik surgery new york