Horizontes Femíneos


Dizem que o mundo um dia já foi governado pelas mulheres, não no sentido atual em que algumas mulheres alçam cargos chave em um sistema político criado pelos homens, mas realmente dominando uma sociedade de moldes e valores femininos (inclusíve na religião).

Você consegue imaginar ?
Foi a mítica 
era matriarcal "Matriarcado (do grego antigo μητέρος, translit. metéros: "mãe"; e ρχή, translit. arché: "origem", ou "regra") é uma forma de organização social em que a mulher/mãe tem uma posição dominante na família e na comunidade.
Há um termo diferente para 'governo ou domínio da mulher' – ginecocracia (em grego, γυναικοκρατία), algumas vezes citado como 'ginocracia'."

No século XIX, vários antropólogos, defenderam a existência num tempo remoto da humanidade de uma organização social inteiramente dominada por mulheres. A hipótese matriarcal surgiu em 1861, quando o suíço Johann Bachofen, sugeriu a existência de sociedades matriarcais na pré-história.
 
Bachofen, bem como James Frazer e Walter Burkert, entre outros, desenvolveram a teoria segundo a qual todas as divindades da Europa e da bacia do Mar Egeu são oriundas de uma deusa matriarca pré-indo-europeia ou proto-indo-europeia (Neolítico). Segundo esses estudiosos, a religião da Deusa mãe era a base de toda a Pré-história e das civilizações antigas, e a Deusa seria o fundamento sócio-religioso do matriarcado.

Essa crença num "Deus" mulher é também a base do neo-paganismo de cultos wicca por exemplo,e sempre foi violentamente combatido pela igreja cristã: É MUITO DIFÍCIL PARA O CRISTIANISMO, UMA RELIGIÃO DE DEUS PAI, PENETRAR EM UMA CULTURA MATRILINEAR. "NÍNGUEM VAI SE TORNAR TEMEROSO AO SENHOR, SE EM CASA QUE MANDA É UMA SENHORA".

Sem dúvida, os celtas conheceram uma forma de matriarcado no qual as mulheres exerciam um importante papel social.

Estrabão disse referindo-se as populações do norte da Espanha (como Tácito faz nos mesmos termos, a outros países europeus), que são os homens que oferecem dote para as mulheres, as mulheres são as que herdam e aqueles que se casam com irmãos, o geógrafo e historiador viu nisso uma ginecocracia.

Appiano ao descrever as campanhas dos romanos na Península Ibérica escreveu: "As mulheres lutam ao lado dos homens, e morrem com eles, não deixando sequer um grito escapar ao terem suas gargantas cortadas."
Em sua descrição diz que lutavam com as mesmas armas e o mesmo ardor dos homens, sem fazer um gesto de fuga, chegando até ao sacrifício delas mesmas e das suas próprias crianças, antes de cair na escravidão romana, fato que também Estrabão pontua em sua "relação das terras ibéricas".
Embora isto possa ser estendido, como pode ser visto pelas fontes, ao resto da Europa Céltica.

Para os pensadores socialistas, por outro lado, o surgimento do patriarcalismo e as subseqüentes modificações na estrutura familiar nada deviam à crescente proeminência dos deuses masculinos como pensara Banhofen, mas sim à introdução do princípio da propriedade privada.
 Com o surgimento do costume do cercamento e da delimitação das terras, adotadas pelos homens vitoriosos em combates e guerras, os machos passaram, segundo Engels, a exigir fidelidade sexual das mulheres porque não aceitavam ter de legar os seus bens, obtidos com sangue e pela exploração do próximo, a um descendente que não fosse seu filho legítimo, gente do seu próprio sangue.

Foi então que o adultério feminino passou a ser considerado grave infração, senão crime capital. As exigências do patrimônio concentrado nas mãos dos homens teriam então abolido as liberdades femininas, tornando as mulheres cativas, propriedade de seus maridos.
Estudando algumas tribos de natívos americanos, o descobriu-se que as relações de parentesco eram dadas pelas mulheres, pelas mães (que até hoje encontra-se no antigo hábito ibérico de que o sobrenome da mãe é colocado no final, e não no meio do nome do filho). Concluiu-se que a opressão feminina derivava em última instância da existência e manutenção da propriedade privada .

Por: Andreu Paulus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Free Host | lasik surgery new york